segunda-feira, 25 de agosto de 2014

1 Néfi 16

  • No capítulo 16, os irmãos de Néfi afirmam que ele falou muitas coisas duras, as quais eles não conseguem suportar. (1 Néfi 16:1)
  • Eis que Néfi lhes explica que somente os culpados consideram a verdade dura, pois penetra-lhes até o âmago. E eis que os justos seriam exaltados no último dia. (1 Néfi 16:2)
  • Néfi declarou a verdade a seus irmãos rebeldes num esforço para ajudá-los a voltar o coração a Deus. Muitas vezes, os que  ofendem o Espírito por praticarem iniquidades sentem-se ofendidos quando são corrigidos ou repreendidos.
  • O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou por que devemos aceitar as repreensões do Senhor, mesmo que isso seja doloroso: "Deus não está presente apenas nas mais agradáveis expressões de Sua presença, mas também nas expressões aparentemente severas. Quando, por exemplo, a verdade penetra 'até o âmago' isso pode ser sinal de que está havendo uma cirurgia espiritual, extirpando penosamente o orgulho da alma".
  • Néfi diz a seus irmãos que se eles fossem justos e estivessem realmente dispostos a seguir a verdade, e tivessem interesse em ouvi-la, não iriam achar que tudo o que foi dito por Néfi seriam coisas duras de se ouvir. (1 Néfi 16:3)
  • "E aconteceu que eu, Néfi, tomei para esposa uma das filhas de Ismael; e meus irmãos também tomaram para esposas as filhas de Ismael; e Zorã também tomou para esposa a filha mais velha de Ismael". (1 Néfi 16:7)
  • O casamento é essencial no plano do Senhor para Seus filhos. A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos declararam a posição do Senhor quanto ao casamento: "A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável a ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo".
  • O Senhor ordenou a Leí que prosseguisse viagem pelo deserto. (1 Néfi 16:9)
  • "E aconteceu que meu pai se levantou pela manhã e, saindo à porta da tenda, notou, com grande espanto, que havia no chão uma esfera esmeradamente trabalhada; e era feita de latão puro. E no seu interior havia duas agulhas; e uma delas indicava-nos o caminho a seguir no deserto". (1 Néfi 16:10)
  • O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o propósito da Liahona e comparou-a ao Espírito Santo em nossos dias: "A Liahona foi preparada pelo Senhor e entregue a Leí e sua família quando saíram de Jerusalém e viajavam pelo deserto. Essa bússola ou orientador indicava a direção que Leí e sua caravana deveriam seguir, até mesmo o 'caminho reto para a terra prometida' (Alma 37:44). Os ponteiros da Liahona operavam 'conforme a fé e a diligência e a atenção' que lhes davam os viajantes, e não funcionavam quando os membros da família eram contenciosos, rudes, preguiçosos ou negligentes. (...) Assim como Leí foi abençoado na Antiguidade, cada um de nós recebeu uma bússola espiritual que pode nos orientar e instruir durante nossa jornada mortal. O Espírito Santo foi-nos conferido ao sairmos do mundo para entrar na Igreja do Salvador por meio do batismo e da confirmação. (...) Ao avançar pelos caminhos da vida, recebemos orientação do Espírito Santo exatamente como Leí foi orientado pela Liahona. 'Pois eis que vos digo novamente que, se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos mostrará todas as coisas que deveis fazer' (2 Néfi 32:5). O Espírito Santo opera em nossa vida exatamente como a Liahona funcionava para Leí e sua família, de acordo com nossa fé, diligência e a atenção que lhe damos".
  • A bússola que Leí encontrou em frente a sua tenda na manhã em que iria prosseguir sua viagem para o deserto com sua família, não só conduzia o caminho que deveriam percorrer pelo deserto, como também ajudava na caça, levando-os para os lugares mais férteis. "E seguimos a direção indicada pela esfera, que nos levou aos lugares mais férteis do deserto". (1 Néfi 16:14-16)
  • Eis que chega um momento de provação. Néfi relata que em determinado dia, ao sair para caçar com seus irmãos, acabou quebrando o seu arco, o qual era feito de aço puro. Devido a isso, acabaram por não conseguir alimento para ninguém. Estando todos bastante aflitos pelo que estavam passando, pois além de estarem no meio do deserto bastante cansados, estavam agora todos com fome e não tinham nenhum instrumento para conseguirem alimentos, eis que além de Lamã e Lemuel, os filhos de Ismael e também Leí começaram a murmurar contra o Senhor seu Deus. (1 Néfi 16:18-20)
  • Néfi estava aflito, pois além do seu arco ter quebrado, os arcos dos seus irmãos haviam perdido a elasticidade, impossibilitando a todos de conseguirem alimentos. Mesmo estando aflito, Néfi não deixou de confiar no Senhor e repreendeu a seus irmãos por queixarem-se do Senhor seu Deus. (1 Néfi 16:21-22)
  • "E aconteceu que eu, Néfi, fiz um arco de madeira e, de uma vara reta, fiz uma flecha; portanto me armei de um arco e flecha, uma funda e pedras. E perguntei a meu pai: Aonde deverei ir para obter alimento?". (1 Néfi 16:23)
  • Néfi é o exemplo de que o Senhor sempre nos dá outros meios de obtermos o que queremos. E nesse caso, mesmo o arco de aço puro de Néfi tendo quebrado, e os de seus irmãos terem perdido a elasticidade, Néfi conseguiu construir um arco de madeira para obter alimento para a sua família. Eu sei que por não ter perdido sua fé no Senhor, Ele mostrou a Néfi outro meio de conseguir alimento sem precisar utilizar o arco de aço que ele tanto ficou aflito por ter quebrado. E Néfi foi, mais uma vez, um verdadeiro exemplo para toda a sua família.
  • A falta de arco de Néfi fez com que a colônia de Leí tivesse dúvida e com que alguns de seus integrantes voltassem as costas a Deus e se concentrassem em coisas negativas. O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, aconselhou-nos a voltar-nos para o Senhor quando enfrentarmos provações: "Passe a compreender quão inútil é concentrar-se em perguntas tais como por quê? ou e se? para as quais não há resposta na mortalidade. Para receber o consolo do Senhor, precisamos exercer fé. As perguntas 'Por que eu?', 'Por que minha família?', 'Por que agora?' em geral não têm resposta. Elas diminuem a espiritualidade e podem destruir a fé. Precisamos empregar nosso tempo e energias edificando nossa fé, voltando-nos para o Senhor e pedindo-lhe forças para vencer as dores e provações deste mundo e perseverar até o fim para alcançarmos maior entendimento".
  • Néfi sempre foi um exemplo da fé que devemos ter nas coisas do Senhor, e no versículo 23 ele demonstrou humildade ao procurar o pai Leí, mesmo ele tendo murmurado contra o Senhor. Devemos sempre honrar e pedir conselhos aos nossos pais, mesmo eles não sendo perfeitos.
  • "E aconteceu que voltei para nossas tendas, levando os animais que havia matado; e então, quando viram que eu havia obtido alimento, grande foi sua alegria. E aconteceu que se humilharam perante o Senhor e renderam-lhe graças". (1 Néfi 16:32)
  • "E aconteceu que Ismael morreu e foi enterrado no lugar chamado Naom". (1 Néfi 16:34)
  • Com a morte de Ismael, as suas filhas se murmuraram contra Leí, por ter-lhes tirado de Jerusalém e por estarem vagando pelo deserto, acreditando que pereceriam de fome no deserto. "E Lamã disse a Lemuel e também aos filhos de Ismael: Matemos nosso pai e também nosso irmão Néfi que se arvorou em nosso chefe e mestre, apesar de sermos seus irmãos mais velhos". (1 Néfi 16:34-37)
  • "E aconteceu que o Senhor estava conosco, sim, a voz do Senhor disse-lhes muitas palavras, repreendendo-os muito; e depois de haverem sido repreendidos pela voz do Senhor, abrandaram a ira e arrependeram-se de seus pecados, de modo que o Senhor tornou a abençoar-nos com alimento, para que não morrêssemos". (1 Néfi 16:39)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

1 Néfi 15

  • Os irmãos de Néfi estavam discutindo entre si por não acreditarem nas coisas que seu pai Leí lhes dissera. Eis que diferente de Néfi, os seus irmãos eram tão duros de coração, que não tinham a humildade de procurarem ao Senhor para saberem se aquelas coisas ditas por seu pai eram realmente verdadeiras. Diferente de seus irmãos, Néfi sempre orava ao Senhor com o desejo de saber se eram verdadeiras as coisas ditas por seu pai Leí, e as suas orações eram sempre ouvidas. (1 Néfi 15:2-3)
  • O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como a dureza de coração limita nossa espiritualidade: "Se endurecermos o coração, rejeitarmos as novas revelações e limitarmos nosso aprendizado àquilo que podemos aprender por meio do estudo e da análise das palavras exatas contidas nas escrituras oficiais atuais, nosso entendimento ficará limitado ao que Alma chamou de 'menor parte da palavra' (Alma 12:11). Se buscarmos e aceitarmos revelações e inspiração para ampliar nosso entendimento das escrituras, veremos o cumprimento das palavras inspiradas de Néfi quando prometeu que os mistérios de Deus seriam 'desvendados pelo poder do Espírito Santo' àqueles que a buscassem diligentemente (1 Néfi 10:19)".
  • O profeta Joseph Smith explicou que não eram só Lamã e Lemuel que poderiam conhecer as coisas que Néfi e seu pai sabiam - esse princípio se aplica a nós também: "Se todos nos uníssemos em torno do mesmo ideal, com a mesma disposição e com fé perfeita, o véu bem poderia romper-se hoje ou na próxima semana ou em qualquer outro momento".
  • "Não vos lembrais das coisas que o Senhor disse? - Se não endurecerdes vosso coração e me pedirdes com fé, acreditando que recebereis, guardando diligentemente os meus mandamentos, certamente estas coisas vos serão dadas a conhecer". (1 Néfi 15:11)
  • "E agora, o que nosso pai quer dizer sobre o enxerto dos ramos naturais por meio da plenitude dos gentios é que, nos últimos dias, quando nossos descendentes tiverem degenerado, caindo na incredulidade, sim, pelo espaço de muitos anos e por muitas gerações depois que o Messias se manifestar em pessoa aos filhos dos homens, então a plenitude do evangelho do Messias chegará aos gentios; e dos gentios, aos remanescentes de nossos descendentes". (1 Néfi 15:13)
  • O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos disse o seguinte acerca dos gentios e dos judeus: "Tanto Leí como Néfi dividiam a humanidade em dois grupos: os judeus e os gentios. O grupo dos judeus consistia das pessoas naturais do reino de Judá ou de seus descendentes; todos os outros eram considerados gentios. Sendo assim, nós somos aqueles que receberam a plenitude do evangelho e nós o levaremos aos lamanitas, que são judeus porque seus antepassados vieram de Jerusalém e do reino de Judá. (...) Joseph Smith (...) foi o gentio por meio do qual o Livro de Mórmon foi revelado e os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (...) são gentios que levarão a salvação aos lamanitas e aos judeus".
  • O Presidente Gordon B. Hinckley falou do impacto que a Restauração teve na história: "Meus irmãos e irmãs, será que vocês percebem o que temos? Reconhecem nosso papel no grande drama da história humana? Este é o ponto de convergência de tudo o que aconteceu no passado. Esta é a época da restituição. Estes são os dias da Restauração. Este é o momento em que pessoas de toda a Terra sobem ao monte da casa do Senhor para buscar e aprender Seus caminhos e andar em Suas veredas. Este é o clímax de todos os séculos depois do nascimento de Cristo, e é uma época maravilhosa.
  • "E repeti-lhes as palavras de Isaías, que falou sobre a restauração dos judeus, ou seja, da casa de Israel; e depois de sua restauração, não serão mais contados nem dispersos. E aconteceu que disse muitas palavras a meus irmãos, de modo que se tranquilizaram e humilharam-se perante o Senhor". (1 Néfi 15:20)
  • Eis que, finalmente, os irmãos de Néfi perguntaram-lhe acerca do que seria a árvore da vida e a barra de ferro que seu pai Leí havia visto no sonho. (1 Néfi 15:21-23)
  • "E eu disse-lhes que era a palavra de Deus; e todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os ardentes dardos do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição". (1 Néfi 15:24)
  • O Presidente Ezra Taft Benson falou da bênção que é termos a palavra de Deus. Ela não só nos proporciona bênçãos grandiosas, mas também nos dá forças para resistir firmemente à tentação: "Em seu sonho, Leí viu uma barra de ferro estendendo-se pelas névoas de escuridão. Percebeu que, agarrando-se a essa barra, as pessoas conseguiam evitar as águas imundas, afastar-se dos caminhos proibidos e não seguir as vias desconhecidas que conduziam à destruição. (...) A palavra de Deus não só nos conduz ao fruto desejável de todos, também é nela e por meio dela que encontramos forças para resistir às tentações e o poder de frustrar a obra de Satanás e seus emissários".
  • Néfi explicou para seus irmãos Lamã e Lemuel que a justiça de Deus iria separar os iníquos dos justos. "(...) pois chegaria o dia em que seriam julgados por suas obras, sim, mesmo as obras feitas pelo corpo físico nos seus dias de provação". (1 Néfi 15:30-32)
  • "Se morrerem, portanto, em iniquidade, serão também rejeitados quanto às coisas espirituais que se referem à retidão; portanto deverão ser levados perante Deus para serem julgados por suas obras; e se suas obras tiverem sido imundas, eles serão imundos; e se forem imundos, não poderão habitar o reino de Deus; se o habitassem, o reino de Deus seria também imundo". (1 Néfi 15:33)
  • O Élder Dallin H. Oaks falou de como nossos atos definem quem somos. Aquilo em que nossos atos nos transformam determinam o julgamento que receberemos: "À luz desses ensinamentos, concluímos que o julgamento final não é apenas um balanço do total de atos bons e ruins, ou seja, do que fizemos. É a constatação do efeito final de nossos atos e pensamentos, ou seja, do que nos tornamos. Não basta fazer tudo mecanicamente. Os mandamentos, as ordenanças e os convênios do evangelho não são uma lista de depósitos que precisamos fazer numa conta bancária celestial. O evangelho de Jesus Cristo é um plano que nos mostra como podemos tornar-nos o que nosso Pai Celestial deseja que nos tornemos".
  • Assim como Néfi disse a seus irmãos que todos serão julgados por suas obras, ele fala que o reino de Deus não é imundo, sendo assim, nada que seja imundo entrará nele. E é exatamente por não ser um reino imundo, que existe um lugar para que entre tudo aquilo que não presta, e esse lugar é o inferno, que tem como seu fundador o diabo. "(...) Portanto o estado final da alma dos homens é habitar o reino de Deus ou ser lançada fora por causa da justiça da qual falei". (1 Néfi 15:34-35)
  • No estado final haverá o grupo das pessoas que serão salvas e o das que não serão, ou seja, dos filhos da perdição. As pessoas que serão salvas são aquelas que receberão algum grau de glória. Doutrina e Convênios 76 cita três graus de glória - o celeste, o terrestre, e o teleste - e fornece informações sobre quem será digno de herdar cada um desses lugares no reino de Deus. Assim, todos os três graus de glória correspondem à salvação no reino de Deus, e os que não se qualificarem para recebê-la serão os filhos da perdição.
  • "Os iníquos, portanto, serão apartados dos justos e também daquela árvore da vida, cujo fruto é mais precioso e mais desejável que todos os frutos; sim, é a maior de todas as dádivas de Deus. E assim falei a meus irmãos. Amém". (1 Néfi 15:36)
 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

1 Néfi 14

  • O capítulo 14 começa falando da importância do arrependimento e de como o Senhor sempre irá nos abençoar se dermos ouvidos ao seu Filho Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, independente do que tivermos feito de errado.
  • Eis que os gentios terão a oportunidade de serem contados com a casa de Israel, sendo um povo abençoado na terra da promissão. No entanto, para obterem tais bênçãos, os gentios deverão dar ouvidos ao Cordeiro de Deus, no dia em que ele se manifestar, e os gentios não deverão estar de coração endurecido contra o Cordeiro de Deus. (1 Néfi 14:1-2)
  • E àqueles que não derem ouvidos as palavras do Cordeiro de Deus, estes terão lugar guardado no grande abismo, o qual foi cavado pelo Diabo para a exclusiva destruição dos homens. Este é o objetivo da grande e abominável igreja fundada pelo diabo, levar para o inferno todas as almas dos homens que rejeitam ao Senhor e ao Seu Filho, e não tiverem se arrependido das coisas ruins que fizeram. (1 Néfi 14:3)
  • "Pois vem o tempo, diz o Cordeiro de Deus, em que farei uma obra grande e maravilhosa entre os filhos dos homens, uma obra que será eterna, seja para um fim ou para outro - seja para convertê-los à paz e à vida eterna ou para entregá-los à dureza de seu coração e à cegueira de sua mente (...)". (1 Néfi 14:7)
  • Ao ler o versículo 7 falando de uma "obra grande e maravilhosa", logo me veio em mente que a obra a qual o Cordeiro de Deus havia mencionado poderia se tratar da obra missionária que temos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em que os missionários deixam os seus lares, estudos e países para servirem ao Senhor e pregar o seu evangelho. No entanto, as escrituras referem-se à Restauração do evangelho e à organização da Igreja como sendo uma "obra grande e maravilhosa".
  • O anjo disse a Néfi que só existem duas igrejas: a igreja do Cordeiro de Deus e a igreja do diabo. Em uma de suas visões, Néfi viu que a igreja do diabo estava dominando toda a terra, pois o seu povo estava vivendo de maneira iníqua e abominável. Por mais que a igreja do Cordeiro de Deus estivesse por toda a face da Terra, o seu domínio sobre o povo era muito pequeno com relação a outra igreja. (1 Néfi 14:10-12)
  • Mesmo sendo pequena a quantidade de seguidores da igreja do Cordeiro de Deus, eles "estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória". (1 Néfi 14:14)
  • O Élder Maxwell explicou que, para que essa promessa se cumpra, é vital que honremos os convênios que fazemos: "Os membros da Igreja têm um compromisso especial, irmãos. Esse compromisso foi visto por Néfi. Num dia futuro, disse ele, o povo do convênio de Jesus, 'disperso sobre toda a face da Terra', será armado 'com retidão e com o poder de Deus, em grande glória'. Isto vai acontecer, mas somente depois que um número maior de membros da Igreja se tornar mais sacrificado e aperfeiçoado em sua conduta".
  • "E quando chegar o dia em que a ira de Deus for derramada sobre a mãe de meretrizes, que é a grande e abominável igreja de todas a Terra, cujo fundador é o diabo, então, naquele dia, a obra do Pai começará, preparando o caminho para o cumprimento dos convênios feitos com seu povo, que é da casa de Israel". (1 Néfi 14:17)
  • Eis que em mais uma de suas visões, Néfi vê o apóstolo do Cordeiro chamado João. Será ele quem irá escrever sobre o fim do mundo. Néfi foi proibido de escrever sobre as coisas que viu e ouviu sobre os acontecimentos de nossos dias, pois essa era uma responsabilidade do apóstolo João. (1 Néfi 17:18-30)
 

domingo, 10 de agosto de 2014

1 Néfi 13

  • "E aconteceu que vi entre as nações dos gentios a formação de uma grande igreja". (1 Néfi 13:4)
  • A igreja a qual Néfi se refere, trata-se da igreja fundada pelo diabo, a qual busca enganar as pessoas pela sua beleza e tamanho. Igreja a qual os santos de Deus ficam presos para sempre das suas falsas promessas. As pessoas acabam se iludindo com suas ofertas e se tornam escravos do Diabo. (1 Néfi 13:8-9)
  • O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, definiu o que é a grande e abominável igreja: "Os títulos igreja do diabo e grande e abominável igreja são usados para identificar todas as (...) organizações de qualquer nome ou natureza (...) que tenham o propósito de desviar os homens para um curso que os afastará de Deus e de Suas leis e, assim, da salvação do reino de Deus". 
  • Néfi no versículo 12 deste capítulo fala de um homem que estava entre os gentios, vendo ainda que o Espírito de Deus desceu e inspirou esse homem. Mas quem será esse homem que Néfi viu? O Presidente Ezra Taft Benson identificou esse homem visto entre os gentios como sendo Cristovão Colombo: "Entre os gentios, Deus inspirou um homem, que por meio de Seu Espírito foi levado a redescobrir o continente americano e levar a existência dessa terra nova e rica ao conhecimento dos europeus. Esse homem, é claro, foi Cristovão Colombo, que atestou ter sido inspirado a fazer o que fez. Colombo disse: 'Nosso Senhor abriu-me a mente, enviou-me ao mar e deu-me uma forte disposição para realizar esse feito. Os que ouviram falar de minha expedição chamaram-na de insensata, zombaram e riram de mim; mas quem pode duvidar que o Espírito Santo inspirou-me?'".
  • Néfi relata que viu que seus irmãos foram dispersos e feridos pelos gentios, pois estes estavam com o Espírito do Senhor sobre eles, fazendo-lhes prosperar e receber a terra por herança. (1 Néfi 13:14-17)
  • "E vi que o poder de Deus estava com eles e também que a ira de Deus estava sobre todos os que se achavam reunidos para batalhar contra eles". (1 Néfi 13:18)
  • Néfi relata que viu um livro que era levado entre os gentios. (1 Néfi 13:20)
  • "(...) E disse-me o anjo: O livro que vês é um registro dos judeus, que contém os convênios feitos pelo Senhor com a casa de Israel; e contém também muitas das profecias dos santos profetas; e é um registro semelhante às gravações encontradas nas placas de latão, só que em menor número; não obstante, contém os convênios do Senhor com a casa de Israel, sendo, portanto, de grande valor para os gentios". (1 Néfi 13:23)
  • Néfi fala que o livro o qual tinha visto com os gentios, no momento em que foi transmitido dos judeus para os gentios, o qual acabou passando pelas mãos da grande e abominável igreja, que acabou por suprimir muitas de suas coisas claras e preciosas. "(...) eis que tiraram do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas; e também muitos convênios do Senhor foram tirados". (1 Néfi 13:26-28)
  • O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o significado da expressão "claras e preciosas": "Os elementos que (...) faltam na Bíblia eram tanto claros como preciosos. Eram transparentes em sua simplicidade e clareza, de fácil compreensão para os filhos dos homens, eram preciosos em sua pureza e profundidade e em sua contribuição e importância eterna para a salvação dos filhos de Deus".
  • "(...) vês que - por causa das muitas coisas claras e preciosas que foram suprimidas do livro, que eram claras ao entendimento dos filhos dos homens segundo a clareza que existe no Cordeiro de Deus - por causa dessas coisas que foram suprimidas do evangelho do Cordeiro, um grande número tropeça, sim, de tal maneira que Satanás tem grande poder sobre elas". (1 Néfi 13:29)
  • "Pois eis que, diz o Cordeiro: Eu me manifestarei a tua semente, de modo que ela escreverá muitas coisas que lhe ensinarei, as quais serão claras e preciosas; e depois que tua semente for destruída e degenerar, caindo na incredulidade, assim como a semente de teus irmãos, eis que estas coisas serão escondidas, para serem reveladas aos gentios pelo dom e poder do Cordeiro". (1 Néfi 13:35)
  • Eu sei que o Cordeiro de Deus está se referindo ao Livro de Mórmon, no momento em que fala que se trata do seu evangelho as coisas que serão escritas e escondidas. O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, falou de como as obras-padrão da Igreja foram o principal instrumento de restauração das verdades perdidas: "O Apóstolo João teve uma visão da época em que um anjo viria à Terra como parte da Restauração do evangelho. O anjo Morôni e ele apareceu ao Profeta Joseph Smith. Ele guiou Joseph ao local onde estavam depositadas as placas de ouro que continham antigos escritos. Joseph Smith depois as traduziu pelo dom e poder de Deus e o Livro de Mórmon foi publicado. Ele é o registro de dois povos que viveram há séculos no continente americano. Pouco se sabia a respeito deles antes do aparecimento do Livro de Mórmon. Mais importante, no entanto, é que o Livro de Mórmon é um novo testamento de Jesus Cristo. Ele restaurou preciosas verdades relativas à Queda, Expiação, Ressurreição e sobre a vida e a morte".
  • "E falou-me o anjo dizendo: Estes últimos registros que viste entre os gentios confirmarão a verdade dos primeiros, que são dos doze apóstolos do Cordeiro, e divulgarão as coisas claras e preciosas que deles foram suprimidas; e mostrarão a todas as tribos, línguas e povos que o Cordeiro de Deus é o Filho do Pai Eterno e o Salvador do mundo; e que todos os homens devem vir a ele, pois do contrário não poderão ser salvos". (1 Néfi 13:40)

1 Néfi 12

  • Neste capítulo Néfi escreve sobre as visões que teve. Ele vê diversas cidades e gerações serem destruídas devido as suas iniquidades. "E aconteceu que vi muitas gerações morrerem em guerras e contendas na terra; e vi muitas cidades, sim, tantas que não as contei". (1 Néfi 12:3)
  • Néfi ainda viu o Cordeiro de Deus descer do céu, bem como o Espírito Santo descer sobre os doze apóstolos, os quais foram escolhidos por Deus. Os doze apóstolos serão os julgadores das doze tribos de Israel. "E o anjo falou-se, dizendo: Eis os doze discípulos do Cordeiro, que foram escolhidos para ministrar entre tua semente". (1 Néfi 12:6-10)
  • "E estes doze ministros que tu vês julgarão a tua semente. E eis que são justos para sempre, pois por sua fé no Cordeiro de Deus suas vestimentas são branqueadas em seu sangue". (1 Néfi 12:11)
  • Mas qual o significado das vestimentas serem branqueadas em seu sangue? As vestes brancas simbolizam a pureza da pessoa que as usa. Essa pureza só é possível graças ao sacrifício expiatório de Jesus Cristo, no qual Ele derramou o próprio sangue por nossos pecados.
  • O Presidente John Taylor disse que não basta apenas ser membro da Igreja do Senhor, é preciso ir além se quisermos merecer voltar à presença do Pai Celestial: "Existe algo que vai um pouco além do que, às vezes, imaginamos; é que professamos ser seguidores do Senhor, ter recebido o Evangelho e ser governados por ele; mas isso não vale nada se não tivermos lavado nossas vestes, purificando-as, no sangue do Cordeiro".
  • Néfi ainda viu que a sua semente estava preparada para batalhar contra a semente de seus irmãos. (1 Néfi 12:15)
  • "(...) vi que a semente de meus irmãos combatia a minha semente, de acordo com a palavra do anjo; e devido ao orgulho de minha semente e às tentações do diabo, vi que a semente de meus irmãos venceu o povo da minha semente". (1 Néfi 12:19)
  • No entanto, mesmo tendo vencido a semente de Néfi, Néfi viu que a semente de seus irmãos iria se espalhar pela terra, e acabaram por serem degeneradas, uma vez que também caíram na incredulidade. (1 Néfi 12:20-23)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

1 Néfi 11

  • Néfi foi o filho que mais acreditou nas palavras de seu pai Leí. Ele sempre foi obediente as suas ordens, porque sabia que aquelas ordens eram dadas pelo Senhor. Mas algo que pude perceber no decorrer do meu estudo, é a força que a oração de Néfi tem. Sempre ponderando de todo o seu coração, e desejando saber as coisas que seu pai tem visto. E Néfi é sempre atendido em suas orações.
  • Neste capítulo, Néfi escreve sobre o momento em que foi arrebatado pelo Espírito do Senhor, e isso aconteceu enquanto ele ponderava de todo o seu coração acerca das coisas que seu pai Leí tinha visto. Indagado pelo Espírito, Néfi afirma que acreditou que o seu pai tinha visto a árvore da vida. E por ter acreditado nessas coisas que eram reveladas a Leí, Néfi viu todas as coisas que tinha desejado. (1 Néfi 11:1-6) 
  • Néfi viu a árvore da vida que seu pai havia sonhado. Eis que em determinado momento, o Espírito do Senhor se retirou da presença de Néfi, e eis que Néfi começou a ver a cidade de Jerusalém, e também outras cidades. Dentre elas, Néfi viu Nazaré, momento em que viu "uma virgem que era extremamente formosa e branca". (1 Néfi 11:8-13)
  • Néfi não sabia, mas a virgem formosa e branca que ele estava vendo em Nazaré era a mãe de Jesus. "E disse-me ele: Eis que a virgem que vês é a mãe do Filho de Deus, segundo a carne". (1 Néfi 11:18)
  • Em outro momento, Néfi teve o privilégio de ver a virgem carregando uma criança nos braços. "E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno! Sabes tu o significado da árvore que teu pai viu?". (1 Néfi 11:21)
  • "E respondi-lhe, dizendo: Sim, é o amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos homens; é, portanto, a mais desejável de todas as coisas". (1 Néfi 11:22)
  • Sei que a árvore da vida que Leí e Néfi viram significava o amor que Deus tem por todos nós, e a barra de ferro a qual muitas pessoas se seguravam para chegar até a árvore, tratava-se da palavra de Deus.
  • Néfi também viu que as pessoas doentes, afligidas com toda espécie de moléstias e com demônios e espíritos imundos no corpo foram curadas pelo poder do Filho de Deus. Essas pessoas que foram curadas, foram curadas pela fé que tinha no Senhor! Elas desejavam profundamente a cura, e foram curadas pelo Filho de Deus! (1 Néfi 11:31)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

1 Néfi 10

  • Acerca dos judeus, Leí falou que muitos deles seriam destruídos, bem como muitos seriam mandados cativos para a Babilônia. (1 Néfi 10:2-3)
  • "Portanto toda a humanidade se encontra num estado de perdição e queda; e assim continuaria, a não ser que confiasse nesse Redentor". (1 Néfi 10:6)
  • Neste capítulo ainda se fala sobre um profeta que viria antes do Messias, e que iria batizá-lo com água. O Cordeiro de Deus seria batizado pelo profeta, vindo na missão de tirar os pecados do mundo. (1 Néfi 10:7-10)
  • Eu sei que o batismo é a única maneira que temos de limparmos os nossos corpos dos pecados e vivermos da maneira que o Senhor reservou para cada um de nós! Ele é o nosso maior exemplo de que precisamos nos batizar, pois mesmo não possuindo pecado algum, ele foi batizado para limpar os nossos pecados. (1 Néfi 10:9-10)
  • Leí fala sobre a casa de Israel e sobre a sua dispersão. Fala ainda que ela será novamente reunida. (1 Néfi 10:12-14)
  • O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou por que Israel foi dispersa bem como alguns pontos a ponderar quanto à coligação de Israel. "Por que Israel foi dispersa? A resposta é clara e evidente, quanto a isso, não resta dúvida. Nossos antepassados israelitas foram dispersos porque rejeitaram o evangelho, profanaram o sacerdócio, abandonaram a Igreja e se desviaram do reino. Eles foram dispersos porque se desviaram do Senhor, adoraram falsos deuses e seguiram todos os costumes das nações gentias. (...) Israel foi dispersa devido à apostasia. O Senhor em Sua ira, causada pela iniquidade e rebeldia de Israel, dispersou-os entre os gentios, por todas as nações da Terra. Sendo assim, no que consiste a coligação de Israel? A coligação de Israel consiste em acreditar, aceitar e viver em harmonia com tudo o que o Senhor um dia ofereceu a Seu povo escolhido. Consiste em ter fé no Senhor Jesus Cristo e guardar os mandamentos de Deus. Consiste em acreditar no evangelho, filiar-se à Igreja e entrar no reino. Consiste em receber o santo sacerdócio, ser investido de poder do alto em lugares sagrados e receber todas as bênçãos de Abraão, Isaque e Jacó por meio da ordenança do casamento celestial. Também pode consistir na coligação em determinada terra ou lugar para adorar".
  • O Senhor traçou todos os nossos caminhos até Ele, desde que possamos nos arrepender e ir até Ele. "Pois ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre; e o caminho está preparado para todos os homens desde a fundação do mundo, caso se arrependam e venham a ele". (1 Néfi 10:18)
  • "Lembra-te, portanto, ó homem, de que por todas as tuas obras serás levado a julgamento". (1 Néfi 10:20)
  • "Portanto, se haveis procurado fazer o mal nos dias de vossa provação, sereis declarados impuros diante do tribunal de Deus; e nada que é impuro pode habitar com Deus; sereis, portanto, afastados para sempre. (1 Néfi 10:21)