quinta-feira, 14 de agosto de 2014

1 Néfi 14

  • O capítulo 14 começa falando da importância do arrependimento e de como o Senhor sempre irá nos abençoar se dermos ouvidos ao seu Filho Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, independente do que tivermos feito de errado.
  • Eis que os gentios terão a oportunidade de serem contados com a casa de Israel, sendo um povo abençoado na terra da promissão. No entanto, para obterem tais bênçãos, os gentios deverão dar ouvidos ao Cordeiro de Deus, no dia em que ele se manifestar, e os gentios não deverão estar de coração endurecido contra o Cordeiro de Deus. (1 Néfi 14:1-2)
  • E àqueles que não derem ouvidos as palavras do Cordeiro de Deus, estes terão lugar guardado no grande abismo, o qual foi cavado pelo Diabo para a exclusiva destruição dos homens. Este é o objetivo da grande e abominável igreja fundada pelo diabo, levar para o inferno todas as almas dos homens que rejeitam ao Senhor e ao Seu Filho, e não tiverem se arrependido das coisas ruins que fizeram. (1 Néfi 14:3)
  • "Pois vem o tempo, diz o Cordeiro de Deus, em que farei uma obra grande e maravilhosa entre os filhos dos homens, uma obra que será eterna, seja para um fim ou para outro - seja para convertê-los à paz e à vida eterna ou para entregá-los à dureza de seu coração e à cegueira de sua mente (...)". (1 Néfi 14:7)
  • Ao ler o versículo 7 falando de uma "obra grande e maravilhosa", logo me veio em mente que a obra a qual o Cordeiro de Deus havia mencionado poderia se tratar da obra missionária que temos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em que os missionários deixam os seus lares, estudos e países para servirem ao Senhor e pregar o seu evangelho. No entanto, as escrituras referem-se à Restauração do evangelho e à organização da Igreja como sendo uma "obra grande e maravilhosa".
  • O anjo disse a Néfi que só existem duas igrejas: a igreja do Cordeiro de Deus e a igreja do diabo. Em uma de suas visões, Néfi viu que a igreja do diabo estava dominando toda a terra, pois o seu povo estava vivendo de maneira iníqua e abominável. Por mais que a igreja do Cordeiro de Deus estivesse por toda a face da Terra, o seu domínio sobre o povo era muito pequeno com relação a outra igreja. (1 Néfi 14:10-12)
  • Mesmo sendo pequena a quantidade de seguidores da igreja do Cordeiro de Deus, eles "estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória". (1 Néfi 14:14)
  • O Élder Maxwell explicou que, para que essa promessa se cumpra, é vital que honremos os convênios que fazemos: "Os membros da Igreja têm um compromisso especial, irmãos. Esse compromisso foi visto por Néfi. Num dia futuro, disse ele, o povo do convênio de Jesus, 'disperso sobre toda a face da Terra', será armado 'com retidão e com o poder de Deus, em grande glória'. Isto vai acontecer, mas somente depois que um número maior de membros da Igreja se tornar mais sacrificado e aperfeiçoado em sua conduta".
  • "E quando chegar o dia em que a ira de Deus for derramada sobre a mãe de meretrizes, que é a grande e abominável igreja de todas a Terra, cujo fundador é o diabo, então, naquele dia, a obra do Pai começará, preparando o caminho para o cumprimento dos convênios feitos com seu povo, que é da casa de Israel". (1 Néfi 14:17)
  • Eis que em mais uma de suas visões, Néfi vê o apóstolo do Cordeiro chamado João. Será ele quem irá escrever sobre o fim do mundo. Néfi foi proibido de escrever sobre as coisas que viu e ouviu sobre os acontecimentos de nossos dias, pois essa era uma responsabilidade do apóstolo João. (1 Néfi 17:18-30)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário