- Os irmãos de Néfi estavam discutindo entre si por não acreditarem nas coisas que seu pai Leí lhes dissera. Eis que diferente de Néfi, os seus irmãos eram tão duros de coração, que não tinham a humildade de procurarem ao Senhor para saberem se aquelas coisas ditas por seu pai eram realmente verdadeiras. Diferente de seus irmãos, Néfi sempre orava ao Senhor com o desejo de saber se eram verdadeiras as coisas ditas por seu pai Leí, e as suas orações eram sempre ouvidas. (1 Néfi 15:2-3)
- O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como a dureza de coração limita nossa espiritualidade: "Se endurecermos o coração, rejeitarmos as novas revelações e limitarmos nosso aprendizado àquilo que podemos aprender por meio do estudo e da análise das palavras exatas contidas nas escrituras oficiais atuais, nosso entendimento ficará limitado ao que Alma chamou de 'menor parte da palavra' (Alma 12:11). Se buscarmos e aceitarmos revelações e inspiração para ampliar nosso entendimento das escrituras, veremos o cumprimento das palavras inspiradas de Néfi quando prometeu que os mistérios de Deus seriam 'desvendados pelo poder do Espírito Santo' àqueles que a buscassem diligentemente (1 Néfi 10:19)".
- O profeta Joseph Smith explicou que não eram só Lamã e Lemuel que poderiam conhecer as coisas que Néfi e seu pai sabiam - esse princípio se aplica a nós também: "Se todos nos uníssemos em torno do mesmo ideal, com a mesma disposição e com fé perfeita, o véu bem poderia romper-se hoje ou na próxima semana ou em qualquer outro momento".
- "Não vos lembrais das coisas que o Senhor disse? - Se não endurecerdes vosso coração e me pedirdes com fé, acreditando que recebereis, guardando diligentemente os meus mandamentos, certamente estas coisas vos serão dadas a conhecer". (1 Néfi 15:11)
- "E agora, o que nosso pai quer dizer sobre o enxerto dos ramos naturais por meio da plenitude dos gentios é que, nos últimos dias, quando nossos descendentes tiverem degenerado, caindo na incredulidade, sim, pelo espaço de muitos anos e por muitas gerações depois que o Messias se manifestar em pessoa aos filhos dos homens, então a plenitude do evangelho do Messias chegará aos gentios; e dos gentios, aos remanescentes de nossos descendentes". (1 Néfi 15:13)
- O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos disse o seguinte acerca dos gentios e dos judeus: "Tanto Leí como Néfi dividiam a humanidade em dois grupos: os judeus e os gentios. O grupo dos judeus consistia das pessoas naturais do reino de Judá ou de seus descendentes; todos os outros eram considerados gentios. Sendo assim, nós somos aqueles que receberam a plenitude do evangelho e nós o levaremos aos lamanitas, que são judeus porque seus antepassados vieram de Jerusalém e do reino de Judá. (...) Joseph Smith (...) foi o gentio por meio do qual o Livro de Mórmon foi revelado e os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (...) são gentios que levarão a salvação aos lamanitas e aos judeus".
- O Presidente Gordon B. Hinckley falou do impacto que a Restauração teve na história: "Meus irmãos e irmãs, será que vocês percebem o que temos? Reconhecem nosso papel no grande drama da história humana? Este é o ponto de convergência de tudo o que aconteceu no passado. Esta é a época da restituição. Estes são os dias da Restauração. Este é o momento em que pessoas de toda a Terra sobem ao monte da casa do Senhor para buscar e aprender Seus caminhos e andar em Suas veredas. Este é o clímax de todos os séculos depois do nascimento de Cristo, e é uma época maravilhosa.
- "E repeti-lhes as palavras de Isaías, que falou sobre a restauração dos judeus, ou seja, da casa de Israel; e depois de sua restauração, não serão mais contados nem dispersos. E aconteceu que disse muitas palavras a meus irmãos, de modo que se tranquilizaram e humilharam-se perante o Senhor". (1 Néfi 15:20)
- Eis que, finalmente, os irmãos de Néfi perguntaram-lhe acerca do que seria a árvore da vida e a barra de ferro que seu pai Leí havia visto no sonho. (1 Néfi 15:21-23)
- "E eu disse-lhes que era a palavra de Deus; e todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os ardentes dardos do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição". (1 Néfi 15:24)
- O Presidente Ezra Taft Benson falou da bênção que é termos a palavra de Deus. Ela não só nos proporciona bênçãos grandiosas, mas também nos dá forças para resistir firmemente à tentação: "Em seu sonho, Leí viu uma barra de ferro estendendo-se pelas névoas de escuridão. Percebeu que, agarrando-se a essa barra, as pessoas conseguiam evitar as águas imundas, afastar-se dos caminhos proibidos e não seguir as vias desconhecidas que conduziam à destruição. (...) A palavra de Deus não só nos conduz ao fruto desejável de todos, também é nela e por meio dela que encontramos forças para resistir às tentações e o poder de frustrar a obra de Satanás e seus emissários".
- Néfi explicou para seus irmãos Lamã e Lemuel que a justiça de Deus iria separar os iníquos dos justos. "(...) pois chegaria o dia em que seriam julgados por suas obras, sim, mesmo as obras feitas pelo corpo físico nos seus dias de provação". (1 Néfi 15:30-32)
- "Se morrerem, portanto, em iniquidade, serão também rejeitados quanto às coisas espirituais que se referem à retidão; portanto deverão ser levados perante Deus para serem julgados por suas obras; e se suas obras tiverem sido imundas, eles serão imundos; e se forem imundos, não poderão habitar o reino de Deus; se o habitassem, o reino de Deus seria também imundo". (1 Néfi 15:33)
- O Élder Dallin H. Oaks falou de como nossos atos definem quem somos. Aquilo em que nossos atos nos transformam determinam o julgamento que receberemos: "À luz desses ensinamentos, concluímos que o julgamento final não é apenas um balanço do total de atos bons e ruins, ou seja, do que fizemos. É a constatação do efeito final de nossos atos e pensamentos, ou seja, do que nos tornamos. Não basta fazer tudo mecanicamente. Os mandamentos, as ordenanças e os convênios do evangelho não são uma lista de depósitos que precisamos fazer numa conta bancária celestial. O evangelho de Jesus Cristo é um plano que nos mostra como podemos tornar-nos o que nosso Pai Celestial deseja que nos tornemos".
- Assim como Néfi disse a seus irmãos que todos serão julgados por suas obras, ele fala que o reino de Deus não é imundo, sendo assim, nada que seja imundo entrará nele. E é exatamente por não ser um reino imundo, que existe um lugar para que entre tudo aquilo que não presta, e esse lugar é o inferno, que tem como seu fundador o diabo. "(...) Portanto o estado final da alma dos homens é habitar o reino de Deus ou ser lançada fora por causa da justiça da qual falei". (1 Néfi 15:34-35)
- No estado final haverá o grupo das pessoas que serão salvas e o das que não serão, ou seja, dos filhos da perdição. As pessoas que serão salvas são aquelas que receberão algum grau de glória. Doutrina e Convênios 76 cita três graus de glória - o celeste, o terrestre, e o teleste - e fornece informações sobre quem será digno de herdar cada um desses lugares no reino de Deus. Assim, todos os três graus de glória correspondem à salvação no reino de Deus, e os que não se qualificarem para recebê-la serão os filhos da perdição.
- "Os iníquos, portanto, serão apartados dos justos e também daquela árvore da vida, cujo fruto é mais precioso e mais desejável que todos os frutos; sim, é a maior de todas as dádivas de Deus. E assim falei a meus irmãos. Amém". (1 Néfi 15:36)
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
1 Néfi 15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário