- O capítulo 8 nos mostra o poder da oração no exemplo dado por Leí em seus versículos 8 e 9, em que Leí conta que em seu sonho estava caminhando por muitas horas na escuridão, e que começou "a orar ao Senhor para que tivesse compaixão de mim segundo sua terna e infinita misericórdia". "E aconteceu que depois de orar ao Senhor, vi um campo largo e espaçoso". (1 Néfi 8:8-9)
- Assim como a oração clareou o caminho que estava sendo percorrido por Leí em seu sonho, ela também poderá iluminar os nossos dias nos momentos de dificuldades. Devemos lembrar a todo instante que é somente através da oração que o Senhor saberá das nossas necessidades, e poderá nos fortalecer e nos iluminar! Ele é a nossa única chave para solucionar todos os nossos problemas.
- Leí sonhou com a Árvore da Vida! Comeu do seu fruto branco, descrevendo da seguinte forma: "E enquanto eu comia do fruto, ele encheu-me a alma de imensa alegria; portanto comecei a desejar que dele também comesse minha família; porque sabia que era mais desejável que qualquer outro fruto". (1 Néfi 8:11-12)
- A Árvore da Vida e o seu fruto representam o amor de Deus por todos nós e a Expiação de Cristo! Em seu sonho, Leí comia desse fruto com sua família, com exceção de seus filhos Lamã e Lemuel, os quais se recusaram a provar do amor de Deus em suas vidas.
- O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, salientou que participar do amor de Deus implica em participar das bênçãos da Expiação: "A árvore da vida (...) é o amor de Deus. A mais profunda expressão do amor de Deus a Seus filhos é a entrega de Jesus para ser nosso Redentor: 'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito' (João 3:16). Participar do amor de Deus é ter parte na Expiação de Jesus e na liberdade e alegria que ela nos pode dar".
- Leí também fala que em seu sonho viu uma barra de ferro "que se estendia pela barranca do rio e ia até a árvore onde eu estava". (1 Néfi 8:19)
- A barra de ferro a qual Leí se refere representa a palavra de Deus em nossa vida. Eu sei que temos a oportunidade de escutar a palavra de Deus a todo o tempo, mas cada um tem o direito de escolher se quer ou não seguir o caminho que nos leva para a nossa salvação!
- O Élder Lowell M. Snow, dos Setenta, deu testemunho da orientação constante que o Salvador nos proporciona: "Meu testemunho a vocês é que Jesus Cristo continua a marcar a trilha, a mostrar o caminho e a definir cada ponto de nossa jornada. Seu caminho é estreito e apertado e conduz à luz e à vida eterna onde Deus habita em plena luz".
- Leí em alguns versículos menciona a jornada de algumas pessoas pelo caminho que conduzia à árvore. Nesse percurso, em determinado momento, levantou uma névoa de escuridão, fazendo com que algumas pessoas se perdessem no caminho. Essa névoa representa as tentações do diabo, procurando nos desvirtuar do caminho de Deus. Em muitos momentos ele conseguia, pois Leí menciona que tiveram pessoas que se perderam no meio do caminho, e são as pessoas que ouviram a palavra de Deus, mas mesmo assim o rejeitaram. (1 Néfi 8:23-28)
- Será que estamos apegados a essa barra de ferro ou estamos nos deixando perder com a névoa escura que surge em determinados momentos de nossas vidas?...
- O Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos disse: "É preciso agarrar-se firmemente à barra de ferro em meio à névoa de escuridão, às dificuldades e provações da vida. Se relaxarmos e nos desviarmos do caminho, podemos perder a barra de ferro em meio à escuridão por algum tempo, até que nos arrependamos e voltemos a agarrar-nos a ela".
- Eu sei que por maiores que sejam as nossas falhas e os nossos momentos de fraqueza, o Senhor sempre nos receberá de braços abertos se soubermos reconhecer os nossos erros, os nossos momentos de fraquezas e se formos humildes para pedirmos perdão pelos nossos pecados e nos arrependermos de tê-los cometidos. Seja qual for o nosso erro, sempre poderemos nos agarrar à barra de ferro novamente!
- Leí em seu sonho também viu que muitos daqueles que desistiram de ir para a árvore da vida estavam indo em direção a um grande e espaçoso edifício. (1 Néfi 8:31-34).
- Esse edifício representa todas as vãs fantasias do mundo. É a escolha que não irá nos levar para nenhum caminho. Nele se encontram todas as pessoas que conheceram as palavras de Jesus, mas mesmo assim rejeitaram elas!
- O Élder Glenn L. Pace, dos Setenta, comparou os padrões de Deus com o comportamento das pessoas do edifício grande e espaçoso: "Para aqueles de vocês que estão seguindo lentamente rumo a esse grande e espaçoso edifício, quero deixar bem claro que as pessoas que ali estão não têm absolutamente nada a oferecer a não ser a satisfação imediata e momentânea que está inevitavelmente ligada à tristeza e ao sofrimento duradouros. Os mandamentos que nós obedecemos não foram dados por um Deus impessoal para impedir que nos divirtamos, mas por um Pai Celestial que quer que sejamos felizes nesta vida aqui na Terra bem como no futuro".
- Sempre existiu e sempre irá existir pessoas para zombarem daqueles que amam a Deus e estão dispostos a segui-lo. O Élder Neal A. Maxwell nos lembrou que: "é de se esperar que muitos nos tratem com indiferença. Outros nos consideram equivocados ou estranhos. Suportemos a oposição e a zombaria daqueles que, ironicamente, descobrirão ao final, que o 'grande e espaçoso edifício' não passa de um hotel de terceira classe, velho e lotado. Não revidemos as ofensas nem façamos caso delas. Em vez disso, usemos nossa energia para erguer o escudo da fé de modo a extinguir os dardos inflamados que virão".
domingo, 3 de agosto de 2014
1 Néfi 8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário