domingo, 10 de agosto de 2014

1 Néfi 13

  • "E aconteceu que vi entre as nações dos gentios a formação de uma grande igreja". (1 Néfi 13:4)
  • A igreja a qual Néfi se refere, trata-se da igreja fundada pelo diabo, a qual busca enganar as pessoas pela sua beleza e tamanho. Igreja a qual os santos de Deus ficam presos para sempre das suas falsas promessas. As pessoas acabam se iludindo com suas ofertas e se tornam escravos do Diabo. (1 Néfi 13:8-9)
  • O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, definiu o que é a grande e abominável igreja: "Os títulos igreja do diabo e grande e abominável igreja são usados para identificar todas as (...) organizações de qualquer nome ou natureza (...) que tenham o propósito de desviar os homens para um curso que os afastará de Deus e de Suas leis e, assim, da salvação do reino de Deus". 
  • Néfi no versículo 12 deste capítulo fala de um homem que estava entre os gentios, vendo ainda que o Espírito de Deus desceu e inspirou esse homem. Mas quem será esse homem que Néfi viu? O Presidente Ezra Taft Benson identificou esse homem visto entre os gentios como sendo Cristovão Colombo: "Entre os gentios, Deus inspirou um homem, que por meio de Seu Espírito foi levado a redescobrir o continente americano e levar a existência dessa terra nova e rica ao conhecimento dos europeus. Esse homem, é claro, foi Cristovão Colombo, que atestou ter sido inspirado a fazer o que fez. Colombo disse: 'Nosso Senhor abriu-me a mente, enviou-me ao mar e deu-me uma forte disposição para realizar esse feito. Os que ouviram falar de minha expedição chamaram-na de insensata, zombaram e riram de mim; mas quem pode duvidar que o Espírito Santo inspirou-me?'".
  • Néfi relata que viu que seus irmãos foram dispersos e feridos pelos gentios, pois estes estavam com o Espírito do Senhor sobre eles, fazendo-lhes prosperar e receber a terra por herança. (1 Néfi 13:14-17)
  • "E vi que o poder de Deus estava com eles e também que a ira de Deus estava sobre todos os que se achavam reunidos para batalhar contra eles". (1 Néfi 13:18)
  • Néfi relata que viu um livro que era levado entre os gentios. (1 Néfi 13:20)
  • "(...) E disse-me o anjo: O livro que vês é um registro dos judeus, que contém os convênios feitos pelo Senhor com a casa de Israel; e contém também muitas das profecias dos santos profetas; e é um registro semelhante às gravações encontradas nas placas de latão, só que em menor número; não obstante, contém os convênios do Senhor com a casa de Israel, sendo, portanto, de grande valor para os gentios". (1 Néfi 13:23)
  • Néfi fala que o livro o qual tinha visto com os gentios, no momento em que foi transmitido dos judeus para os gentios, o qual acabou passando pelas mãos da grande e abominável igreja, que acabou por suprimir muitas de suas coisas claras e preciosas. "(...) eis que tiraram do evangelho do Cordeiro muitas partes que são claras e sumamente preciosas; e também muitos convênios do Senhor foram tirados". (1 Néfi 13:26-28)
  • O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o significado da expressão "claras e preciosas": "Os elementos que (...) faltam na Bíblia eram tanto claros como preciosos. Eram transparentes em sua simplicidade e clareza, de fácil compreensão para os filhos dos homens, eram preciosos em sua pureza e profundidade e em sua contribuição e importância eterna para a salvação dos filhos de Deus".
  • "(...) vês que - por causa das muitas coisas claras e preciosas que foram suprimidas do livro, que eram claras ao entendimento dos filhos dos homens segundo a clareza que existe no Cordeiro de Deus - por causa dessas coisas que foram suprimidas do evangelho do Cordeiro, um grande número tropeça, sim, de tal maneira que Satanás tem grande poder sobre elas". (1 Néfi 13:29)
  • "Pois eis que, diz o Cordeiro: Eu me manifestarei a tua semente, de modo que ela escreverá muitas coisas que lhe ensinarei, as quais serão claras e preciosas; e depois que tua semente for destruída e degenerar, caindo na incredulidade, assim como a semente de teus irmãos, eis que estas coisas serão escondidas, para serem reveladas aos gentios pelo dom e poder do Cordeiro". (1 Néfi 13:35)
  • Eu sei que o Cordeiro de Deus está se referindo ao Livro de Mórmon, no momento em que fala que se trata do seu evangelho as coisas que serão escritas e escondidas. O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, falou de como as obras-padrão da Igreja foram o principal instrumento de restauração das verdades perdidas: "O Apóstolo João teve uma visão da época em que um anjo viria à Terra como parte da Restauração do evangelho. O anjo Morôni e ele apareceu ao Profeta Joseph Smith. Ele guiou Joseph ao local onde estavam depositadas as placas de ouro que continham antigos escritos. Joseph Smith depois as traduziu pelo dom e poder de Deus e o Livro de Mórmon foi publicado. Ele é o registro de dois povos que viveram há séculos no continente americano. Pouco se sabia a respeito deles antes do aparecimento do Livro de Mórmon. Mais importante, no entanto, é que o Livro de Mórmon é um novo testamento de Jesus Cristo. Ele restaurou preciosas verdades relativas à Queda, Expiação, Ressurreição e sobre a vida e a morte".
  • "E falou-me o anjo dizendo: Estes últimos registros que viste entre os gentios confirmarão a verdade dos primeiros, que são dos doze apóstolos do Cordeiro, e divulgarão as coisas claras e preciosas que deles foram suprimidas; e mostrarão a todas as tribos, línguas e povos que o Cordeiro de Deus é o Filho do Pai Eterno e o Salvador do mundo; e que todos os homens devem vir a ele, pois do contrário não poderão ser salvos". (1 Néfi 13:40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário