terça-feira, 29 de julho de 2014

1 Néfi 7

  • Foi ordenado pelo Senhor que Néfi e seus irmãos deveriam retornar a Jerusalém e tomar as filhas de Ismael como esposas, "a fim de suscitarem descendência para o Senhor na terra da promissão". (1 Néfi 7:1)
  • A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos proclamaram que "o casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus e que a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos. (...) O primeiro mandamento dado a Adão e Eva por Deus referia-se ao potencial de tornarem-se pais, na condição de marido e mulher. Declaramos que o mandamento dado por Deus a Seus filhos, de multiplicarem-se e encherem a Terra, continua em vigor".
  • "E agora eu, Néfi, aflito com a dureza de seu coração, falei portanto a Lamã e Lemuel, dizendo: Eis que sois meus irmãos mais velhos; e como é que sois tão duros de coração e tão cegos de entendimento que necessitais que eu, vosso irmão mais novo, vos fale, sim, e seja um exemplo para vós?". (1 Néfi 7:8)
  • Apesar das bênçãos que Leí e sua família vinham recebendo no deserto, por muitas vezes os seus filhos mais velhos, Lamã e Lemuel, iraram-se contra eles, desacreditando, inclusive, no anjo do Senhor que apareceu para eles quando precisavam tirar os registros de Labão. Mas mesmo assim, Néfi em momento algum deixou a sua fé se abalar e cair nas palavras de seus irmãos. (1 Néfi 7:9-12)
  • Precisamos nos lembrar que se rejeitarmos ao nosso Deus, o seu Espírito logo deixará de habitar conosco, e como consequência, teremos somente tragédias ao nosso redor e em nossas vidas! Ao rejeitarmos ao Deus, estamos rejeitando o seu Espírito e os profetas. E era exatamente isso que iria acontecer com o povo de Jerusalém que havia rejeitado aos profetas, todos iriam perecer! 
  • "Pois o Espírito do Senhor não tentará influenciar para sempre o homem. E quando o Espírito cessa de tentar influenciar o homem, advém rápida destruição; e isto me aflige a alma". (2 Néfi 26:11)
  • O Presidente Thomas S. Monson disse: "Cada um de nós tem a responsabilidade de escolher. Talvez vocês se perguntem: 'Será que as decisões são realmente importantes?' Digo-lhes que as decisões determinam o destino. Vocês não podem tomar decisões eternas sem consequências eternas".
  • Eis que em determinado momento, os irmãos de Néfi o amarraram com cordas para que fosse devorado no deserto por animais selvagens. (1 Néfi 7:16) Mas eis que Néfi orou com tanta fé pedindo para que fosse livrado daquelas cordas, que o Senhor ouviu a sua oração e o libertou! 
  • Eu sei que assim como aconteceu com Néfi, se tivermos passando por qualquer dificuldade, e existirem cordas em nossas vidas que nos prendam e tentam tirar a nossa fé, se orarmos com muita fé e pedirmos de todo o coração ao nosso Senhor que sejamos libertados, com toda a certeza do mundo digo que só Ele é capaz de nos libertar, e ele nos libertará de todo o mal! O Senhor sabe de todas as dificuldades que passamos, e ele espera que sejamos humildes e que falemos com Ele das nossas dificuldades através da oração, e dessa forma ele nos mostrará qual caminho seguir e qual é o melhor para nós!
 

domingo, 27 de julho de 2014

1 Néfi 6

  • "Pois tudo o que desejo é persuadir os homens a virem ao Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó e serem salvos". (1 Néfi 6:4)
  • Néfi busca escrever em seu registro somente as coisas que agradam a Deus, almejando levar as pessoas a Jesus Cristo para que também fossem salvas do mundo em que vivem. Nos dias em que vivemos, poucas são as pessoas que se importam em fazer com que as pessoas ao seu redor se aproximem mais de Jesus Cristo para serem salvas e conseguirem a vida eterna. Sou imensamente grata por conhecer o Evangelho e por ter conhecido pessoas que me trouxeram para o caminho de Jesus Cristo! 

1 Néfi 5

  • Tendo ficado bastante apreensiva com a volta de seus filhos a Jerusalém, e com medo de terem perecido no deserto, Saria irou-se contra Leí e o acusou de ser um visionário, queixando-se de ter perdido sua herança, seus filhos e de perecerem no deserto. Tamanha foi a sua alegria ao se deparar com seus filhos de volta, trazendo os registros sagrados, os quais Leí havia sonhado. (1 Néfi 5:2-7)
  • "E ela falou, dizendo: Agora sei com certeza que o Senhor ordenou a meu marido que fugisse para o deserto; sim, e tenho também certeza de que o Senhor protegeu meus filhos e livrou-os das mãos de Labão; e deu-lhes o poder de executarem o que o Senhor lhes havia ordenado. E desse modo ela falou". (1 Néfi 5:8)
  • Assim como Saria havia duvidado que Leí tinha visões, nós muitas vezes duvidamos dos sussurros que o Espírito nos dá, e vamos na direção contrária àquela que é esperada pelo Senhor. Devemos sempre nos lembrar que o Senhor não nos ordenará algo que não estejamos precisando e que não seremos capazes de atingir. Lembremos que o Senhor já traçou todo o nosso caminho, e está a todo o momento nos guiando para a vida eterna!
 

1 Néfi 4

  • Após o aparecimento de um anjo do Senhor, eis que Néfi e seus irmãos retornaram para Jerusalém a fim de resgatar os registros que estavam nas mãos de Labão. Ao se dirigir para a casa de Labão, Néfi se deixou ser conduzido pelo Espírito. (1 Néfi 4:6)
  • Muitas vezes o Espírito sussurra em nossos ouvidos o que devemos fazer, e somos desobedientes a ele... No capítulo 4 pude ver que Néfi, mesmo não sabendo o que fazer na casa de Labão, foi obediente ao sussurro do Espírito e se deixou ser guiado por ele. Devemos sempre dar ouvidos aos sussurros em nossos ouvidos, pois esses sussurros são as vontades que Deus quer que façamos para ele!
  • O Élder John H. Groberg, dos Setenta disse: "Suspeito que se tivessem dado ouvidos somente à voz da razão, Néfi e seus irmãos estariam até hoje esperando fora das muralhas de Jerusalém. Às vezes me pergunto se, por ouvirmos demais à voz da razão e da lógica e não confiarmos o suficiente em Deus, não acabaremos ficando a espera do lado de fora das muralhas de Sua cidade santa".
  • Néfi se depara com um homem bêbado caído no chão e se surpreende ao perceber que se tratava de Labão. Eis que o anjo avisou que o Senhor iria entregar Labão em vossas mãos... E assim foi feito! Em seguida, Néfi foi compelido pelo Espírito a matar Labão, e mesmo relutando em fazer isso, seguiu a vontade do Senhor e o matou com a sua própria espada. (1 Néfi 4:10-18)
  • "Eis que o Senhor mata os iníquos, para que sejam cumpridos seus justos desígnios. Melhor é que pereça um homem do que uma nação degenere e pereça na incredulidade". (1 Néfi 4:13)
  • Após obter todos os registros os quais fora designado para ir resgatar, Néfi convidou o servo de Labão, o qual se chamava Zorã, para descer com eles ao deserto para se juntar a eles. Zorã prometeu descer para o deserto com eles e encontrar Leí, e que permaneceria com Néfi e seus irmão daquele momento em diante. (1 Néfi 4:30-38)
 

1 Néfi 3

  • Após um sonho que Leí teve, Néfi e seus irmãos tiveram que voltar a Jerusalém resgatar o registro dos judeus e uma genealogia dos antepassados de Leí, os quais estavam com Labão. (1 Néfi 3:2-4)
  • Sabemos que o Senhor não põe fardos em nossas costas além do que podemos carregar, e se colocar, Ele bem sabe por qual motivo estamos precisando. Pude ver isso em uma passagem muito bonita no capítulo 3, que diz assim: "E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas". (1 Néfi 3:7) 
  • O Presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, reconheceu a necessidade de oração e fé para obedecer aos mandamentos do Senhor: "Talvez tenhamos que orar com fé para saber o que devemos fazer, e teremos que orar determinados a obedecer, mas podemos saber o que fazer e podemos ter certeza de que o Senhor preparou o caminho".
  • Após diversas tentativas frustradas de resgatar os registros com Labão, os irmãos mais velhos de Néfi se enfureceram com ele. Após os irmãos mais velhos de Néfi perderem a cabeça com ele e começarem a açoitarem com uma vara, eis que apareceu um anjo do Senhor e ordenou que retornassem a Jerusalém, pois o Senhor iria entregar Labão em vossas mãos. (1 Néfi 3:29-31) Sei que não importa qual ordem será dada pelo Senhor, nós devemos cumprir, pois ao nos ordenar, o Senhor já traçou todo o nosso caminho e está vendo até onde irá a nossa fé nele! Temos que ser obedientes e fazer a sua vontade, seja ela qual for!
 

1 Néfi 2

  • Após profetizar e ser rejeitado pelo seu povo, Leí teve um sonho em que o Senhor lhe ordenara que partisse com a sua família para o deserto. (1 Néfi 2:2)
  • Leí viajou com sua família de Jerusalém para além do Mar Vermelho por três dias, cuja distância é de aproximadamente 290 quilômetros.
  • Deixo aqui a seguinte pergunta: Quem de vós seria capaz de abandonar tudo o que tem para fazer a vontade do Senhor? Leí foi obediente, passou por momentos de muitas aflições, principalmente com sua família, que em muitos momentos não aceitaram a sua decisão. Mas por sua obediência ao Senhor, Leí teve muitas bênçãos e revelações em sua jornada pelo deserto.
  • Precisamos, a todo o momento, expressar a nossa gratidão ao Senhor! Devemos ser gratos ao Senhor por tudo o que ele nos proporciona e nos dá! Devemos lhes render graças várias vezes ao dia, por tudo o que somos e conseguimos, pois devemos tudo a Ele! 
  • "As nossas Orações devem ser fervorosas e cheias de gratidão" - Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. Assim como Néfi teve uma resposta para sua oração no momento em que quis saber se deveria confiar em seu pai Leí (1 Néfi 2:16), nós também poderemos obter muitas respostas através das nossas orações, e para isso precisamos orar com fé, clamarmos pelo Senhor com humildade no coração. De alguma forma teremos a resposta para tudo o que pedirmos na Oração. Seja ela através de um sentimento bom, ou através de algum sinal que nos mostrará a verdade.
  • O Senhor nos prometeu abençoar-nos se guardarmos os seus mandamentos. Isso não quer dizer que não passaremos por momentos difíceis se formos obedientes aos seus mandamentos. Negativo, passaremos sim por momentos de aflições para nos lembrarmos do Senhor, mesmo que estejamos guardando a todos os seus mandamentos. Eu sei que se formos obedientes ao Senhor, ficaremos em seu reino e iremos prosperar imensamente na terra! (1 Néfi 2:20)
 

1 Néfi 1


  • A todo momento passamos por muitas dificuldades/provações em nossas vidas, as quais nos levam a duvidar, muitas vezes, de nossa fé no Senhor. Mas precisamos nos lembrar que essas provações vem cheias de Bênçãos no final, e que se entregarmos as nossas aflições nas mãos Dele, o Senhor irá nos guiar e abençoar sempre! (1 Néfi 1:1)
  • Muitas vezes o Senhor nos faz passar por momentos de dificuldades para que possamos lembrar que ele é a nossa fortaleza, e que se não colocarmos as nossas aflições em suas mãos e lembrarmos dele sempre, não conseguiremos suportá-las sozinhos. Uma passagem que diz claramente isso encontra-se em Helamã 12:3 - "E assim vemos que se o Senhor não castiga seu povo com numerosas aflições, sim, se não o fere com morte e com terror e com fome e com toda sorte de pestilências, dele não se lembram".
  • Outro meio muito importante para nos mantermos fortalecidos e próximo do Senhor é a Oração, a qual fazemos não só em nossa intenção, mas também poderá ser feita na intenção de qualquer outra pessoa que esteja necessitando. Leí, em 1 Néfi 1:5 foi um exemplo ao fazer uma oração em favor do seu povo que ficou em Jerusalém - "Portanto aconteceu que meu pai, Leí, enquanto seguia seu caminho, orou ao Senhor, sim, de todo o coração, em favor de seu povo".
  • Eu sei que se orarmos com fé e de todo o nosso coração, a nossa oração será atendida e o Senhor nos dará conforto e resposta para todas as nossas incertezas!
  • Leí vira e ouvira que Jerusalém seria destruída, assim como a maioria dos seus habitantes seriam destruídos pela espada, e outros seriam levados cativos para a Babilônia. (1 Néfi 1:13)
  • Ao profetizar a seu povo sobre as coisas que vira e ouvira sobre a destruição de Jerusalém, Leí foi rejeitado pelo povo, uma vez que não acreditavam no que estava dizendo a respeito deles. (1 Néfi 1:19)
  • Em 1 Néfi 1:20 fala-se em "ternas misericórdias do Senhor". Ao ler, perguntava-me no que seriam essas "ternas misericórdias"... E ao ler o Manual do Aluno, encontrei uma citação que descreve muito bem o que vem a ser. O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou das ternas misericórdias do Senhor da seguinte maneira: "(...) As ternas misericórdias do Senhor são bênçãos muito pessoais e individuais. Elas são: força, proteção, segurança, orientação, ternura, consolo, apoio e dons espirituais que recebemos do Senhor Jesus Cristo, por causa Dele e por seu intermédio. Verdadeiramente, o Senhor molda 'suas misericórdias às condições dos filhos dos homens' (D&C 46:15)".
 

1 Néfi

O Primeiro Livro de Néfi é um relato sobre Leí, sua mulher Saria e seus quatro filhos, que se chamavam (a começar pelo mais velho) Lamã, Lemuel, Sam e Néfi. O Senhor avisa a Leí que saia da terra de Jerusalém, porque ele profetiza ao povo acerca de sua iniquidade e eles procuram tirar-lhe a vida. Ele viaja durante três dias através do deserto, com sua família. Néfi toma seus irmãos e volta à terra de Jerusalém, em busca do registro dos judeus. O relato de seus sofrimentos. Tomam as filhas de Ismael para esposas. Tomam suas famílias e vão para o deserto. Seus sofrimentos e aflições no deserto. Rota de suas viagens. Chegam às grandes águas. Rebelião dos irmãos contra Néfi. Ele confunde-os e constrói um barco. Dão ao lugar o nome de Abundância. Atravessam as grandes águas, indo para a terra da promissão, e assim por diante. Isto, segundo o relato de Néfi; ou, em outras palavras, eu, Néfi, escrevi este registro.


sábado, 26 de julho de 2014

Apresentação

Boa tarde, leitores!

Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e criei este blog com a finalidade de poder compartilhar com todos vocês a minha leitura de O Livro de Mórmon, o qual, para quem não conhece, é o outro testamento de Jesus Cristo, sendo um registro sagrado de povos da América antiga e foi gravado em lâminas de metal, contendo quinze partes.
O Livro de Mórmon não substitui a Bíblia Sagrada, e sim a complementa, e juntos são verdadeiros testamentos da vida de Jesus Cristo em Jerusalém e aqui, nas Américas!
Eu sei que O Livro de Mórmon é verdadeiro, e que Deus, o Pai, e Jesus Cristo apareceram a Joseph Smith no Bosque Sagrado! E por saber dessas verdades, e por todas as mudanças que venho tendo em minha vida, que venho compartilhar com vocês o meu estudo das escrituras!
Espero que todos vocês gostem do que irei escrever e que possa ajudar a edificar cada um de vocês!